Departamento de Informática e Estatística

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Programa de Ensino 20091

Aprovado pelo Departamento em: 1-4-2009

  1. Identificação: Visualizar em PDF
    • Disciplina: INE5341 - Computação Gráfica
    • Carga horária: 72 horas-aula      Teóricas: 60      Práticas: 12
    • Período: Início da oferta da disciplina até a presente data
  2. Curso(s):
    • Ciências da Computação (208)
  3. Requisito(s):
    • Ciências da Computação (208)
      • INE5309 - Linguagem Assembly (b2)
      • INE5366 - Arquitetura de Computadores I (b2)
      • MTM5223 - Álgebra Linear e Geometria Analítica
  4. Ementa:
    • Estruturas abstratas de entes gráficos. Dispositivos de saída gráfica. Dispositivos de entrada gráfica. Procedimentos interativos. Processadores de exibição gráfica. Transformações geométricas. Linguagens gráficas.
  5. Objetivo(s):
    • Geral: Apresentar tópicos básicos e avançados em Computação Gráfica como displays gráficos, técnicas de visualização 2d e 3d e iluminação, e capacitar o aluno na construção de aplicações gráficas interativas.
    • Específicos:
      1. Prover o conhecimento necessário para a implementação de um Sistema Gráfico Interativo em duas e três dimensões.
      2. Introduzir visualização realista em 3D através de Raytracing e Pixel Shading.
      3. Introduzir APIs gráficas pelo uso de OpenGL.
      4. Capacitar o aluno em modelos hierárquicos com OpenGL.
  6. Conteúdo Programático:
    • Computação Gráfica Básica [40 horas-aula]
      • Introdução e Computação Gráfica 2D.
        • Conceitos Básicos de Computação Gráfica.
        • Transformações 2D e Coordenadas Homogêneas.
        • Sistema de Coordenadas da Window.
        • Clipping 2D.
        • Curvas Paramétricas 2D.
      • Computação Gráfica 3D.
        • Projeções Paralelas.
        • Transformações 3D.
        • Projeção em Perspectiva e Clipping 3D.
        • Superfícies Cúbicas Bicurvas.
    • Visualização Realista em 3D [20 horas-aula]
      • Pixel Shading
        • Pixel Shading, Raytracing, Raycasting, Rayshading e o modelo de Phong.
        • Buffer de Profundidade.
        • Conversão por Varredura.
        • Pixel Shading no SGI.
      • Raytracing
        • Raytracing com POV-Ray e Moray.
        • Radiância.
    • APIs Gráficas e Modelos Hierárquicos [12 horas-aula]
      • OpenGL.
      • Modelos Hierárquicos com OpenGL.
  7. Bibliografia Básica:
    • Fundamentals of Interactive Computer Graphics. Foley & van Damm. Addison-Wesley, 1. e 2. edições.
    • Computer graphics: Principles and Practice. Foley & van Damm. Addison-Wesley, 2. edição.
    • Álgebra linear com Aplicações. Anton & Rorres. Bookman, 8ªedição
  8. Bibliografia Complementar:
    • Principles of Interactive Computer Graphics. Williem Newman & Robert Sproull. McGraw-Hill.
    • Interactive Computer Graphics: Functional, Procedural and Device-Level Methods. Peter Burger & Duncan Gillies, Addison-Wesley.
    • Interactive Computer Graphics. McGraw-Hill (Livro verde)
    • Computer Graphics, C Version, Second Edition by Donald Hearn and M. Pauline Baker, Prentice-Hall, ISBN: 0135309247.
    • The OpenGL Super Bible. 2nd. Edition.
    • OpenGL 1.2 Programming Guide, Third Edition: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 1.2. Mason Woo & Jackie Neider & Tom Davis & Dave Shreiner,OpenGL Architecture Review Board, Addison-Wesley Pub Co.
    • OpenGL Reference Manual: The Official Reference Document to OpenGL, Version 1.2. Dave Shreiner (Editor), Opengl Architecture Review Board, Addison-Wesley Pub Co.
    • Álgebra linear e Aplicações. Carlos A. Callioli & Hygino H. Domingues & Roberto C. F. Costa. Atual, 6ª edição