Programa de Ensino 20091
Aprovado pelo Departamento em: 1-4-2009
- Identificação:
- Disciplina: INE5341 - Computação Gráfica
- Carga horária: 72 horas-aula
Teóricas: 60
Práticas: 12
- Período:
Início da oferta da disciplina até a presente data
- Curso(s):
- Ciências da Computação (208)
- Requisito(s):
- Ciências da Computação (208)
- INE5309 - Linguagem Assembly (b2)
- INE5366 - Arquitetura de Computadores I (b2)
- MTM5223 - Álgebra Linear e Geometria Analítica
- Ementa:
- Estruturas abstratas de entes gráficos. Dispositivos de saída gráfica. Dispositivos de entrada gráfica. Procedimentos interativos. Processadores de exibição gráfica. Transformações geométricas. Linguagens gráficas.
- Objetivo(s):
- Geral: Apresentar tópicos básicos e avançados em Computação Gráfica como displays gráficos, técnicas de visualização 2d e 3d e iluminação, e capacitar o aluno na construção de aplicações gráficas interativas.
- Específicos:
- Prover o conhecimento necessário para a implementação de um Sistema Gráfico Interativo em duas e três dimensões.
- Introduzir visualização realista em 3D através de Raytracing e Pixel Shading.
- Introduzir APIs gráficas pelo uso de OpenGL.
- Capacitar o aluno em modelos hierárquicos com OpenGL.
- Conteúdo Programático:
- Computação Gráfica Básica [40 horas-aula]
- Introdução e Computação Gráfica 2D.
- Conceitos Básicos de Computação Gráfica.
- Transformações 2D e Coordenadas Homogêneas.
- Sistema de Coordenadas da Window.
- Clipping 2D.
- Curvas Paramétricas 2D.
- Computação Gráfica 3D.
- Projeções Paralelas.
- Transformações 3D.
- Projeção em Perspectiva e Clipping 3D.
- Superfícies Cúbicas Bicurvas.
- Visualização Realista em 3D [20 horas-aula]
- Pixel Shading
- Pixel Shading, Raytracing, Raycasting, Rayshading e o modelo de Phong.
- Buffer de Profundidade.
- Conversão por Varredura.
- Pixel Shading no SGI.
- Raytracing
- Raytracing com POV-Ray e Moray.
- Radiância.
- APIs Gráficas e Modelos Hierárquicos [12 horas-aula]
- OpenGL.
- Modelos Hierárquicos com OpenGL.
- Bibliografia Básica:
- Fundamentals of Interactive Computer Graphics. Foley & van Damm. Addison-Wesley, 1. e 2. edições.
- Computer graphics: Principles and Practice. Foley & van Damm. Addison-Wesley, 2. edição.
- Álgebra linear com Aplicações. Anton & Rorres. Bookman, 8ªedição
- Bibliografia Complementar:
- Principles of Interactive Computer Graphics. Williem Newman & Robert Sproull. McGraw-Hill.
- Interactive Computer Graphics: Functional, Procedural and Device-Level Methods. Peter Burger & Duncan Gillies, Addison-Wesley.
- Interactive Computer Graphics. McGraw-Hill (Livro verde)
- Computer Graphics, C Version, Second Edition by Donald Hearn and M. Pauline Baker, Prentice-Hall, ISBN: 0135309247.
- The OpenGL Super Bible. 2nd. Edition.
- OpenGL 1.2 Programming Guide, Third Edition: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 1.2. Mason Woo & Jackie Neider & Tom Davis & Dave Shreiner,OpenGL Architecture Review Board, Addison-Wesley Pub Co.
- OpenGL Reference Manual: The Official Reference Document to OpenGL, Version 1.2. Dave Shreiner (Editor), Opengl Architecture Review Board, Addison-Wesley Pub Co.
- Álgebra linear e Aplicações. Carlos A. Callioli & Hygino H. Domingues & Roberto C. F. Costa. Atual, 6ª edição