Departamento de Informática e Estatística

Programas de Ensino
Visitante (Entrar)

Programa de Ensino 20191

Aprovado pelo Departamento em: 5-12-2018

  1. Identificação: Visualizar em PDF
    • Disciplina: INE5407 - Ciência, Tecnologia e Sociedade
    • Carga horária: 54 horas-aula      Teóricas: 54      Práticas: 0
    • Período: 1º semestre de 2019 até a presente data
  2. Curso(s):
    • Ciências da Computação (208)
    • Engenharia Eletrônica (235)
    • Engenharia, área Eletricidade, habilitação Engenharia Elétrica (202)
    • Matemática (223)
  3. Requisito(s):
    • Não há
  4. Ementa:
    • Estudo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade ao longo da história, com ênfase na atualidade; filosofia da ciência; análise de valores e ideologias envolvendo a produção e divulgação da ciência e da tecnologia; influências das diferenças culturais nas concepções de ciência e tecnologia e de suas relações com as sociedades; a participação da sociedade na definição de políticas relativas às questões científicas, tecnológicas, econômicas e ecológicas. O impacto da informática na sociedade.
  5. Objetivo(s):
    • Geral: Contribuir para a formação humanística dos estudantes.
    • Específicos:
      1. Favorecer o pensamento relacional e o pensamento crítico;
      2. Favorecer o entendimento do papel do profissional de informática, engenharia elétrica e engenharia eletrônica na sociedade contemporânea;
      3. Promover reflexão sobre o impacto da informática, engenharia elétrica e engenharia eletrônica na sociedade e nos sistemas produtivos;
      4. Vislumbrar possibilidades para a atuação profissional;
      5. Favorecer o estabelecimento de uma visão holística de ciência, tecnologia e sociedade;
      6. Favorecer o desenvolvimento da comunicação oral e escrita
  6. Conteúdo Programático:
    • Visão geral conteúdo [3 horas-aula]
    • O que é ciência? [6 horas-aula]
      • Definições, filosofia da ciência, cientificismo.
      • Novos enfoques sobre ciência. Questões atuais e exemplos.
    • O que é tecnologia? [6 horas-aula]
      • O significado da tecnologia, técnica e natureza humana, filosofia da tecnologia.
      • Questões atuais e exemplos.
    • O que é sociedade? [6 horas-aula]
      • Conceitos de sociedade.
      • Cultura e diversidade cultural, organização social, ideologia, questões de gênero, poder e democracia.
      • Valores e ética.
      • Questões atuais e exemplos.
    • O que é ciência, tecnologia e sociedade (CTS)? [9 horas-aula]
      • Histórico dos estudos em CTS.
      • Importância da educação em CTS.
      • Imbricação entre ciência, tecnologia e sociedade.
      • Questões atuais e exemplos.
    • O sistema produtivo e as relações de trabalho. [9 horas-aula]
      • O que é o sistema produtivo?
      • A Revolução Industrial e suas fases.
      • Taylorismo, Fordismo, Modelo Japonês, Modelo Sueco.
      • A formação profissional e o significado do trabalho para o indivíduo e a sociedade.
      • Saúde e trabalho.
      • Questões atuais e exemplos.
    • O impacto do computador, da eletricidade e da eletrônica na ciência, tecnologia e na sociedade.[15 horas-aula]
      • O impacto do computador, da eletricidade e da eletrônica na ciência/desenvolvimento científico.
      • O impacto do computador, da eletricidade e da eletrônica na tecnologia/desenvolvimento tecnológico.
      • O impacto do computador, da eletricidade e da eletrônica na sociedade: mudança das relações sociais, mudanças nas relações de trabalho, na saúde física e mental dos indivíduos.
      • Mundos virtuais. Sociedade da informação/conhecimento.
      • Questões atuais.
  7. Bibliografia Básica:
    • BAZZO, W. A. ; LINSINGEN, I. V. ; PEREIRA, Luiz Teixeira Do Vale . Introdução aos Estudos CTS. 01. ed. Madrid: Organização dos Estados Iberoamericanos, 2003. v. 1500. 170 p. (https://www.oei.es/historico/salactsi/introducaoestudoscts.php acesso junho 2018)
    • BAZZO, W. A. . Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica - 2 edição revista e atualizada. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010. v. 700. 287 p.
    • MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.. Fundamentos de metodologia científica. Editora Atlas, 6ª Edição, 2005, ISBN: 8522440158
    • LARAIA, R. B. Cultura: um Conceito Antropológico. Editora: Jorge Zahar, 22ª Edição - 2008, ISBN: 8571104387,ISBN-13: 9788571104389
    • DIAMOND, J. Armas, germes e aço. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.(http://lelivros.fun/book/baixar-livro-armas-germes-e-aco-jared-diamond-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/ - acesso junho 2018)
    • HARARI, Y. N. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. Ed.L&PM, 2015 (Brasil).(http://lelivros.love/?x=0&y=0&s=harari - acesso junho 2018)
    • HARARI, Y. N. Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã. Companhia da Letras, 2016 (Brasil). (http://lelivros.love/?x=0&y=0&s=harari - acesso junho 2018)
  8. Bibliografia Complementar:
    • BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Ed. Zahar, 2001.
    • BAUMAN, Z.; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
    • BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista, Editora: LTC, 3ª Edição, 1987,ISBN: 8521611897.
    • Textos relacionados ao tema selecionados durante o semestre de livros, Internet, jornais e revistas.