Departamento de Informática e Estatística

Programas de Ensino
Visitante (Entrar)

Programa de Ensino 20201

Aprovado pelo Departamento em: 3-8-2020

  1. Identificação: Visualizar em PDF
    • Disciplina: INE5417 - Engenharia de Software I
    • Carga horária: 90 horas-aula      Teóricas: 55      Práticas: 35
    • Período: 1º semestre de 2020 até a presente data
  2. Curso(s):
    • Ciências da Computação (208)
  3. Requisito(s):
    • Ciências da Computação (208)
      • INE5408 - Estruturas de Dados
  4. Ementa:
    • Análise de requisitos: requisitos funcionais e requisitos não-funcionais; técnicas para levantamento e representação de requisitos, incluindo casos de uso. Modelagem OO: classe, atributo, associação, agregação e herança. Projeto OO: técnicas para projeto; padrões de projeto, componentes e frameworks; projeto de arquitetura; mapeamento objeto-relacional. Linguagem de especificação orientada a objetos. Métodos de análise e projeto orientados a objetos. Desenvolvimento de um software OO.
  5. Objetivo(s):
    • Geral: Compreender modelos de requisitos e modelos de análise e de projeto orientados a objetos, e analisar e projetar um sistema informatizado utilizando um método orientado a objetos.
    • Específicos:
      1. Conhecer diferentes técnicas e métodos de levantamento de requisitos e utilizar um método de levantamento de requisitos.
      2. Conhecer diferentes técnicas e métodos de análise e utilizar um método de análise.
      3. Conhecer diferentes técnicas e métodos de projeto e utilizar um método de projeto.
      4. Conhecer e utilizar a linguagem de especificação UML.
      5. Utilizar uma ferramenta CASE para dar suporte à análise e projeto.
      6. Implementar um software orientado a objetos de acordo com o levantamento de requisitos, a análise e o projeto desenvolvidos durante o curso.
  6. Conteúdo Programático:
    • Levantamento de Requisitos [15 horas-aula]
      • Requisitos Funcionais
      • Requisitos Não-Funcionais
      • Técnicas de Levantamento e Representação de Requisitos
      • Métodos de Levantamento de Requisitos
    • Análise Orientada a Objetos [24 horas-aula]
      • Diagrama de Classes Conceituais
      • Métodos de Análise Orientada a Objetos
    • Projeto Orientado a Objetos [44 horas-aula]
      • Técnicas de Projeto
      • Padrões de Projeto
      • Componentes e Frameworks
      • Projeto da Arquitetura
      • Mapeamento Objeto-Relacional
      • Métodos de Projeto Orientado a Objetos
    • UML [5 horas-aula]
    • Métodos Ágeis [2 horas-aula]
  7. Bibliografia Básica:
    • Larman, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo (3a. Edição). Ed. Bookman, 2007. 695p.
    • Silva, Ricardo P. e. Como modelar com UML 2. Florianópolis: Visual Books, 2009. 319p.
    • Silva, Ricardo P. e. UML 2 em modelagem orientada a objetos. Florianópolis: Visual Books, 2007. 232p.
    • Wazlawick, Raul S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Campus/Elsevier, 2004.
  8. Bibliografia Complementar:
    • Cockburn, A. Writing Effective Use Cases. Ed. Addison-Wesley, 2001. 270p.
    • Jacobson, I.; Booch, G.; and Rumbaugh, J. The Unified Software Development Process. Ed. Addison-Wesley, 1999. 463p.
    • Gamma, Erich et al. Padrões de projeto: soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. Ed. Bookman, 2000. 364p.
    • Pressman, Roger. Engenharia de Software – 6a. Edição. Ed. AMGH, 2010, 720p.
    • Sommerville, I. Software Engineering – 5a. Edição. Ed. Addison-Wesley, 1995. 742p.
    • OMG. Unified Modeling Language (OMG UML). Version 2.5.1, dec. 2017 (disponível em www.omg.org/spec/UML/2.5.1/)
    • OMG. OCL Specification. V.2.4. OMG, feb. 2014. (Disponível em www.omg.org/spec/OCL/2.4/
    • OMG. Unified Modeling Language: Diagram Interchange. V.1.0. OMG, apr. 2006. (Disponível em www.omg.org/spec/UMLDI/1.0/)