Departamento de Informática e Estatística

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Plano de Ensino

Aprovado pelo Departamento em: 14-12-2023

  1. Identificação: Visualizar em PDF
    • Disciplina: INE5427 - Planejamento e Gestão de Projetos
    • Turma(s): 06208
    • Carga horária: 72 horas-aula      Teóricas: 40      Práticas: 32
    • Período: 1º semestre de 2024
  2. Curso(s):
    • Ciências da Computação (208)
  3. Requisito(s):
    • Ciências da Computação (208)
      • INE5417 - Engenharia de Software I
  4. Professor(es):
    • Jean Carlo Rossa Hauck (jean.hauck@ufsc.br)
  5. Ementa:
    • Projetos. Metodologias de planejamento e gestão de projetos. Áreas de conhecimento da gerência de projetos: Escopo, Tempo, Risco, Integração, Comunicação, Custo, Recursos Humanos, Aquisição, Qualidade. Grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle, Encerramento. Técnicas de acompanhamento de projetos. Ferramentas computacionais de apoio ao planejamento e gerência de projetos. Estudo de casos.
  6. Objetivo(s):
    • Geral: Proporcionar ao aluno uma compreensão dos principais conceitos e processos no gerenciamento de projetos.
    • Proporcionar ao aluno uma compreensão dos principais conceitos e processos no gerenciamento de projetos.
    • Específicos:
      1. Conhecer os principais conceitos e funções de gerenciamento de projetos.
      2. Conhecer os processos envolvidos no gerenciamento de projetos com base no PMBOK.
      3. Elaborar um plano de projeto.
      4. Monitorar e controlar um projeto.
      5. Conhecer e utilizar uma ferramenta de software para gerenciamento de projetos.
      6. Conhecer características e necessidades específicas no gerenciamento de projetos de software.
  7. Conteúdo Programático:
    • Apresentação e motivação da disciplina [4 horas-aula]
    • Projetos, metodologias de planejamento e gestão de projetos e áreas de conhecimento com base no PMBOK [4 horas-aula]
    • Grupos de Processos: Iniciação e Planejamento de projetos de sw [30 horas-aula]
      • Desenvolver termo de abertura e identificar partes interessadas
      • Definir escopo, EAP e atividades
      • Estimar recursos
      • Desenvolver cronograma
      • Estimar custos e determinar orçamento
      • Planejar qualidade
      • Planejar recursos humanos
      • Planejar comunicações
      • Planejar riscos
      • Planejar aquisições
      • Uso de ferramenta computacional para planejamento
    • Grupos de Processos: Execução, Monitoração & Controle e Encerramento [14 horas-aula]
      • Executar o projeto
      • Monitorar o projeto/ técnicas de acompanhamento (EAV) e ferramentas computacionais
      • Controlar o projeto e mudanças
      • Encerrar o projeto
    • Controle de projetos em Informática [16 horas-aula]
      • Características e problemas específicos em projetos de software (estudo de casos)
      • SCRUM
      • CMMI (PP e PMC)/MPS.BR (GP)
    • Encerramento da disciplina [4 horas-aula]
  8. Metodologia:
    Como metodologia da disciplina serão adotadas aulas expositivas e dialogadas, leitura e estudo de capítulos dos livros da bibliografia básica e material instrucional no moodle da disciplina durante as aulas, além de exercícios e trabalhos práticos em sala/laboratório e fora da sala de aula para fixar os conceitos, e a utilização de uma ferramenta de software (de código aberto e livre) para gerenciamento de projetos. Também serão aplicados jogos educacionais como estratégia instrucional. A metodologia de ensino será baseada no contraponto entre aulas teóricas e aulas práticas.
    A ferramenta Moodle disponível em moodle.ufsc.br será utilizada para guiar e organizar o ensino, sendo o repositório oficial de material de aula. A disciplina no Moodle também detalhará o cronograma deste plano de
    ensino, servindo para marcar as datas exatas das avaliações e documentar alterações de cronograma advindas de necessidades identificadas no semestre. O moodle será também utilizado para intermediar a comunicação entre professor e alunos. Todo material didático a ser utilizado na disciplina será disponibilizado no moodle sob a Licença 2.5 Brasil Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
  9. Avaliação:
    A avaliação será feita da seguinte maneira:
    A1. Plano de Projeto. O objetivo desse trabalho prático é avaliar a capacidade do aluno em aplicar o conhecimento aprendido na disciplina. Como trabalho, será desenvolvido um plano de projeto de software de alunos em pequenos grupos (max. de 4 alunos por grupo).
    O trabalho deve ser realizado conforme apresentado na disciplina e detalhada nas instruções de trabalho a serem disponibilizadas no moodle seguindo na integra o modelo de plano de projeto exigido. O escopo do plano de projeto precisa obrigatoriamente focar em um projeto de software para realização de um TCC.
    O trabalho é composto do trabalho escrito e da apresentação do trabalho em sala de aula. A avaliação é feita de seguinte maneira: 0.7 trabalho escrito + 0.3 apresentação.
    Os critérios de avaliação a serem utilizados referentes ao trabalho escrito são: se o trabalho está adequado, completo, consistente, claro e adotando a terminologia e conceitos corretos seguindo a seguinte distribuição de pontos:
    Termo de abertura do projeto (2 pt.)
    Planejamento do escopo (1 pt.)
    Planejamento de tempo (2 pt.)
    Planejamento de custo (1 pt.)
    Planejamento de qualidade (1 pt.)
    Planejamento de RH e comunicações (1 pt.)
    Planejamento de aquisições (0.5 pt.)
    Planejamento de riscos (1 pt.)
    Planejamento de stakeholders(0.5 pt.)
    O trabalho escrito conforme exigida nas instruções de trabalho precisa ser entregue via moodle em arquivo pdf até a o inicio da aula no primeiro dia das apresentações (independente da data de apresentação marcada do grupo). Não serão aceitos trabalhos entregues por outros canais de comunicação (p.ex. via email). É de responsabilidade do aluno entregar o trabalho na forma correta, arquivos corrompidos ou ilegíveis não serão considerados. Para entrega de trabalhos fora do prazo será descontado um ponto da nota para cada dia de atraso.
    A apresentação do trabalho será realizada em aula seguindo a ordem sorteada. A duração da apresentação são 5 min/equipe. A apresentação consiste na gravação de um vídeo e sua entrega no Moodle na forma de um link do vídeo no youtube que permita o acesso do professor ao vídeo (e embutir). Todos os membros da equipe devem participar da gravação do vídeo. O professor irá disponibilizar o vídeo da apresentação do trabalho para os demais colegas da turma em data fixada no Moodle, seguindo o cronograma definido para a disciplina. A apresentação do trabalho será avaliada considerando os seguintes critérios:
    Preparação – Excelente (2pt) Inicio imediato da apresentação demonstrando domínio da ferramenta utilizado para a apresentação; A apresentação demonstra que o aluno prevê um roteiro implícito para a apresentação levando em consideração o conteúdo e aspectos para capturar o interesse do publico. – Bom (1pt) Inicio imediato da apresentação demonstrando domínio da ferramenta utilizado para a apresentação; A apresentação demonstra que o aluno prevê um roteiro implícito para a apresentação levando em consideração o conteúdo e aspectos para capturar o interesse do publico. – Aceitável (0.5pt) Inicio da apresentação demonstrando domínio da ferramenta utilizado para a apresentação; O aluno segue a ordem no documento a ser apresentado sem demonstração de ter preparado um roteiro implícito para a apresentação adequada do conteúdo. – Ruim (0pt) Vários problemas com os arquivos e/ou ferramenta utilizado para a apresentação; A apresentação demonstra que o aluno não preparou a apresentação.
    Organização -- Excelente (2pt) Todos os elementos do trabalho são apresentados de forma adequada dentro da duração da apresentação; A ordem da apresentação segue o fluxo lógico dos elementos do trabalho. -- Bom (1pt) Um elemento do trabalho não é apresentado de forma adequada dentro da duração da apresentação; A ordem da apresentação segue o fluxo lógico dos elementos do trabalho. -- Aceitável (0.5pt) Dois elementos do trabalho não são apresentados de forma adequada dentro da duração da apresentação; A ordem da apresentação segue o fluxo lógico dos elementos do trabalho. -- Ruim (0pt) Mais do que 2 elementos do trabalho não são apresentado de forma adequada dentro da duração da apresentação; A ordem da apresentação é confusa.
    Uso de linguagem -- Excelente (2pt) Articulação clara, com entusiasmo e confiança;Uso de terminologia correta e precisa; Apresentação não tem erros ortográficos ou erros -- Bom (1pt) Articulação clara, mas não tão polido; A maioria das palavras é usada corretamente; Apresentação não tem mais de dois erros de ortografia e / ou erros gramaticais -- Aceitável (0.5pt) Pode seguir a apresentação, mas várias vezes a articulação não fica clara; Vocabulário utilizado está inadequada em vários momentos; Apresentação não tem mais do que três erros de ortografia e/ou gramaticais. -- Ruim (0pt) Articulação não clara e/ou monótona com pouca ou nenhuma expressão; Uso incorreto de terminologia; Mais do que 4 erros de ortografia e/ou gramaticais.
    Perguntas --Excelente (2pt) Demonstra conhecimento extenso sobre o assunto e responde com confiança, precisão e apropriadamente para todas as perguntas. -- Bom (1pt) Demonstra conhecimento do assunto e responde corretamente todas as perguntas. -- Aceitável (0.5pt) Demonstra algum conhecimento sobre o assunto respondendo as questões. -- Ruim (0pt) Demonstra conhecimento incompleto do assunto respondendo perguntas de forma não apropriada e/ou incorreto.
    Duração da apresentação -- Excelente (2pt) Dentro de 5min da duração permitida e aproveitando bem o tempo -- Bom (1pt) Dentro de 5min de duração permitida +/– 1 min -- Aceitável (0.5pt) Dentro de 5min de duração permitida +/– 2 min -- Ruim (0pt) Não dentro da duração permitida

    As regras gerais para a apresentação são:
    - A seqüência de apresentação dos grupos será feita antecipadamente, por sorteio. A apresentação do grupo ocorre obrigatoriamente na data e ordem sorteada.
    - Durante a apresentação dos trabalhos, o professor se reserva o direito de questionar individualmente os alunos da equipe sobre aspectos teóricos da disciplina contemplados no trabalho, sendo o resultado desses questionamentos levado em consideração de forma individual na atribuição do conceito.
    - Receberá nota 0 (zero), o trabalho que: (a) apresentar sinal de cópia de trabalhos de outros alunos, independente de tratar se do original ou da cópia; (b) contiver evidências de materiais copiados ou traduzidos de livros ou da Internet.

    A2. Quizzes. O objetivo das quizzes é avaliar a capacidade do aluno em demonstrar, individualmente, os conhecimentos aprendidos em aula. Os quizzes serão de caráter teórico/prático e objetivo com perguntas nos níveis de lembrança, compreensão e aplicação conforme a taxonomia revisada do Bloom. Serão realizadas 4 (quatro) quizzes ao longo da disciplina disponibilizados via moodle.

    Conforme Resolução Nº 17/CUn/97 Art. 70 § 4o - Ao aluno que não comparecer às avaliações ou não apresentar trabalhos no prazo estabelecido será atribuída nota 0 (zero). O aluno, que por motivo de força maior e plenamente justificado, deixar de realizar avaliações previstas no plano de ensino, deverá formalizar pedido de avaliação à Chefia do INE, dentro do prazo de 3 (três) dias úteis, recebendo provisoriamente a menção I. Cessado o motivo que impediu a realização da avaliação, o aluno, se autorizado pelo INE, deverá fazê-la.

    Conforme Resolução Nº 17/CUn/97, será obrigatória a freqüência às atividades correspondentes a disciplina, ficando nela reprovado o aluno que não comparecer, no mínimo, a 75% das mesmas.

    A recuperação será realizada por meio de um trabalho prático de caráter teórico/prático e objetivo abordando todo conteúdo da disciplina. O trabalho é individual.

    A media final dessa disciplina é calculada da seguinte maneira: Média final (MF) = (2 * A1 + ((Q1+Q2+Q3+Q4)/4))/3

    Conforme parágrafo 2º do artigo 70 da Resolução 17/CUn/97, o aluno com frequência suficiente (FS) e média final no período (MF) entre 3,0 e 5,5 terá direito a uma nova avaliação ao final do semestre (REC), sendo a nota final (NF) calculada conforme parágrafo 3º do artigo 71 desta resolução, ou seja: NF = (MF + REC) / 2.

  10. Cronograma:
    - Encontro 1: Apresentação do plano de ensino da disciplina
    - Encontro 2-3: Projetos, metodologias de planejamento e gestão de projetos e áreas de conhecimento: Motivação,conceitos básicos, processo e áreas de conhecimento de gerenciamento de projeto, PMBOK, projetos de sw
    - Encontro 4: Grupos de Processos: Iniciação e Planejamento de projetos de sw/Desenvolver termo de abertura e identificar partes interessadas
    - Encontro 5-20: Planejamento de projeto
    - Encontro 21-22: Apresentação dos trabalhos A1
    - Encontro 23: Execução de projetos
    - Encontro 24-27: Monitorar e controlar o projeto/ técnicas de acompanhamento (EAV) e ferramentas computacionais
    - Encontro 28 : Encerrar o projeto
    - Encontro 29-30: SCRUM
    - Encontro 31-33: Recuperação
    - Encontro 34-36 : GP em projetos de sw (CMMI, MPS.BR)

    Cronograma das atividades avaliativas:
    - 19/05/2024: Trabalho A1 (versão 1.0) (entrega via moodle do TAP e plano e link do vídeo da apresentação)
    - 21/05-23/05/2024: Apresentação do trabalho A1
    - 02/06/2024: Trabalho A1 (versão 2.0 - final) (entrega via moodle do TAP e plano)
    - até 21/06/2024: todos os 4 quizzes respondidos via moodle

  11. Bibliografia Básica:
    • PMBOK® GUIDE 6th Summary. Disponível online: https://cdn.website-editor.net/6a891e2d1b0d4ccb8cd5ec2ff68a326c/files/uploaded/PMBOKSummary6.pdf
    • Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Guia do Scrum Disponível online: https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf
  12. Bibliografia Complementar:
    • Material disponibilizado via moodle