Departamento de Informática e Estatística

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Programa de Ensino 20201

Aprovado pelo Departamento em: 4-8-2020

  1. Identificação: Visualizar em PDF
    • Disciplina: INE5404 - Programação Orientada a Objetos II
    • Carga horária: 108 horas-aula      Teóricas: 48      Práticas: 60
    • Período: 1º semestre de 2020 até a presente data
  2. Curso(s):
    • Ciências da Computação (208)
    • Matemática, Habilitação Bacharelado (222)
  3. Requisito(s):
    • Ciências da Computação (208)
      • INE5402 - Programação Orientada a Objetos I
    • Matemática, Habilitação Bacharelado (222)
      • INE5402 - Programação Orientada a Objetos I
  4. Ementa:
    • Herança. Polimorfismo. Reusabilidade de software. Componentes. Criação e uso de bibliotecas de classes. Padrões de projeto. Interface Gráfica com o Usuário. Exceções. Relacionamentos entre classes: agregação, composição e especialização. Persistência de dados e de objetos. Prática de programação com alguma linguagem de programação orientada a objetos.
  5. Objetivo(s):
    • Geral: Capacitar-se no desenvolvimento sistemas utilizando técnicas da programação orientada a objetos e arcabouços básicos de software.
    • Específicos:
      1. Compreender os principais fundamentos da programação orientada a objetos.
      2. Aprender técnicas de reuso de software.
      3. Dominar a utilização de arcabouços básicos de software.
      4. Desenvolver experiência em projetos de sistemas orientados a objetos.
  6. Conteúdo Programático:
    • Introdução ao desenvolvimento de sistemas reusaveis de software [6 horas-aula]
      • Conceitos e mecanismos da programação orientada a objetos [24 horas-aula]
      • Objetos e classes
      • Associação, agregação e composição
      • Herança e polimorfismo
      • Classes abstratas
      • Diagramas de classes
    • Técnicas de uso comum em sistemas orientados a objetos [36 horas-aula]
      • Interface gráfica com o usuário
      • Tratamento de exceções
      • Listas e Dicionários
      • Persistência de dados e objetos (serialização)
    • Práticas de Desenvolvimento de Software [42 horas-aula]
      • Introdução a práticas/técnicas de desenvolvimento orientado a objetos.
      • Arquiteturas em Camadas e padrões de projeto
      • Construção de sistemas de software que demonstrem as características básicas da orientação a objetos.
  7. Bibliografia Básica:
    • DATHAN, B.; RAMNATH, S. Object-Oriented Analysis, Design and Implementation. Cham: Springer, 2015
    • SEIDL, M. et al. UML@ Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling. Cham: Springer, 2015.
    • BORGES, L. E. Python: para desenvolvedores. São Paulo: Novatec, 2014
    • HALL, T.; STACEY, J. P. Python 3 for absolute beginners. Apress, 2010.
    • POO, D.; KIONG, D.; SWARNALATHA, A.. Object-Oriented Programming and Java. London: Springer-Verlag, 2008
  8. Bibliografia Complementar:
    • DOWNEY, A. Think Python: How to Think Like a Computer Scientist. Needham: Green Tea Press, 2012
    • GAMMA, E. et al. Design Patterns – Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley, 1995.
    • ALCHIN, Marty. Pro Python. New York: Apress, 2010.
    • WAZLAWICK, Raul S. Introdução a Algoritmos e Programação com Python. São Paulo: Elsevier,
    • 2017.
    • SILVA, Ricardo Pereira e. UML 2 – Modelagem Orientada a Objetos. Editora VisualBooks, 2007.
    • WAZLAWICK, R. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Editora
    • Campus, 2004.