Programa de Ensino 20201
Aprovado pelo Departamento em: 4-8-2020
- Identificação:
- Disciplina: INE5404 - Programação Orientada a Objetos II
- Carga horária: 108 horas-aula
Teóricas: 48
Práticas: 60
- Período:
1º semestre de 2020 até a presente data
- Curso(s):
- Ciências da Computação (208)
- Matemática, Habilitação Bacharelado (222)
- Requisito(s):
- Ciências da Computação (208)
- INE5402 - Programação Orientada a Objetos I
- Matemática, Habilitação Bacharelado (222)
- INE5402 - Programação Orientada a Objetos I
- Ementa:
- Herança. Polimorfismo. Reusabilidade de software. Componentes. Criação e uso de bibliotecas de classes. Padrões de projeto. Interface Gráfica com o Usuário. Exceções. Relacionamentos entre classes: agregação, composição e especialização. Persistência de dados e de objetos. Prática de programação com alguma linguagem de programação orientada a objetos.
- Objetivo(s):
- Geral: Capacitar-se no desenvolvimento sistemas utilizando técnicas da programação orientada a objetos e arcabouços básicos de software.
- Específicos:
- Compreender os principais fundamentos da programação orientada a objetos.
- Aprender técnicas de reuso de software.
- Dominar a utilização de arcabouços básicos de software.
- Desenvolver experiência em projetos de sistemas orientados a objetos.
- Conteúdo Programático:
- Introdução ao desenvolvimento de sistemas reusaveis de software [6 horas-aula]
- Conceitos e mecanismos da programação orientada a objetos [24 horas-aula]
- Objetos e classes
- Associação, agregação e composição
- Herança e polimorfismo
- Classes abstratas
- Diagramas de classes
- Técnicas de uso comum em sistemas orientados a objetos [36 horas-aula]
- Interface gráfica com o usuário
- Tratamento de exceções
- Listas e Dicionários
- Persistência de dados e objetos (serialização)
- Práticas de Desenvolvimento de Software [42 horas-aula]
- Introdução a práticas/técnicas de desenvolvimento orientado a objetos.
- Arquiteturas em Camadas e padrões de projeto
- Construção de sistemas de software que demonstrem as características básicas da orientação a objetos.
- Bibliografia Básica:
- DATHAN, B.; RAMNATH, S. Object-Oriented Analysis, Design and Implementation. Cham: Springer, 2015
- SEIDL, M. et al. UML@ Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling. Cham: Springer, 2015.
- BORGES, L. E. Python: para desenvolvedores. São Paulo: Novatec, 2014
- HALL, T.; STACEY, J. P. Python 3 for absolute beginners. Apress, 2010.
- POO, D.; KIONG, D.; SWARNALATHA, A.. Object-Oriented Programming and Java. London: Springer-Verlag, 2008
- Bibliografia Complementar:
- DOWNEY, A. Think Python: How to Think Like a Computer Scientist. Needham: Green Tea Press, 2012
- GAMMA, E. et al. Design Patterns – Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley, 1995.
- ALCHIN, Marty. Pro Python. New York: Apress, 2010.
- WAZLAWICK, Raul S. Introdução a Algoritmos e Programação com Python. São Paulo: Elsevier,
- 2017.
- SILVA, Ricardo Pereira e. UML 2 – Modelagem Orientada a Objetos. Editora VisualBooks, 2007.
- WAZLAWICK, R. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Editora
- Campus, 2004.