Departamento de Informática e Estatística

Programas de Ensino
Visitante (Entrar)

Programa de Ensino 20201

Aprovado pelo Departamento em: 3-8-2020

  1. Identificação: Visualizar em PDF
    • Disciplina: INE5624 - Engenharia de Usabilidade
    • Carga horária: 72 horas-aula      Teóricas: 40      Práticas: 32
    • Período: 1º semestre de 2020 até a presente data
  2. Curso(s):
    • Ciências da Computação (208)
    • Sistemas de Informação (238)
  3. Requisito(s):
    • Ciências da Computação (208) (currículo: 19961)
      • INE5322 - Engenharia de Software
    • Ciências da Computação (208) (currículo: 20071)
      • INE5419 - Engenharia de Software II
    • Sistemas de Informação (238) (currículo: 20001)
      • INE5612 - Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos II
      • INE5614 - Engenharia de Software
    • Sistemas de Informação (238) (currículo: 20111)
      • INE5614 - Engenharia de Software
      • INE5614 - Engenharia de Software
      • INE5624 - Engenharia de Usabilidade
      • INE5670 - Desenvolvimento de Sistemas Móveis e Embarcados
  4. Ementa:
    • Cognição humana, Semiótica Computacional; Critérios e recomendações ergonômicas; Engenharia de requisitos visando a usabilidade, Técnicas de Análise Ergonômica do Trabalho; Técnicas de Concepção e de Especificação funcional da tarefa interativa; Técnicas de Projeto e Especificação da interface com o usuário; Técnicas de Prototipagem Off-line e On-line; Técnicas de avaliações heurísticas; Técnicas de inspeções ergonômicas, Norma ISO 9241, Técnica de ensaios de interação.
  5. Objetivo(s):
    • Geral: Sensibilizar, motivar e capacitar os alunos para a prática da engenharia de usabilidade. Espera-se que ao final do curso, eles sejam capazes de desenvolver interfaces humano-computador úteis a seus usuários, intuitivas, fáceis de usar, eficientes e prazeirosas.
    • Específicos:
      1. Proporcionar aos alunos a compreensão dos fundamentos teóricos e do conhecimento aplicado ao desenvolvimento de Interação Humano – Computador (IHC).
      2. Conhecer o processo, práticas e técnicas para a engenharia de usabilidade.
      3. Desenvolver um projeto de IHC aplicando a análise, síntese e avaliação.
  6. Conteúdo Programático:
    • Cognição humana e semiótica computacional [6 horas-aula]
      • Motivação da necessidade de usabilidade em sistemas de sw
      • Introdução em tipos de interfaces
      • Conceitos básicos da cognição humana e semiótica computacional
    • Critérios e recomendações ergonômicas [18 horas-aula]
      • Critérios e recomendações ergonômicas
      • Guias de estilo
      • Normas técnicas (ISO 9241)
    • Engenharia de requisitos visando a usabilidade [4 horas-aula]
      • Ciclo e processo da Engenharia de Usabilidade
      • Integração na Engenharia de Software
    • Perspectiva da análise [18 horas-aula]
      • Técnicas de análise ergonômica do trabalho
      • Técnicas de concepção e de especificação funcional da tarefa interativa
    • Perspectiva da síntese [14 horas-aula]
      • Técnicas de projeto e especificação da interface com o usuário
      • Técnicas de prototipagem off-line e on-line
    • Perspectiva da avaliação [12 horas-aula]
      • Técnicas de avaliações heurísticas
      • Técnicas de inspeções ergonômicas
      • Técnica de ensaios de interação
  7. Bibliografia Básica:
    • Interaction Design Foundation. The Glossary of Human Computer Interaction. Disponível online: https://www.interaction-design.org/literature/book/the-glossary-of-human-computer-interaction
    • International standards for HCI and usability
  8. Bibliografia Complementar:
    • Material disponibilizado via moodle